Desemprego e pobreza põem em risco direitos elementares em Portugal

O desemprego e a pobreza põem em risco os mais elementares direitos económicos sociais e culturais em Portugal o que torna urgente a desgovernamentalização da política de cooperação e desenvolvimento alerta uma rede internacional.

O relatório da Social Watch rede internacional de organizações da sociedade civil escolheu para 2012 o tema Fins emeios objectivos e direitos como chegámos lá e analisou a situação em três dezenas de países entre os quais Portugal.

João José Fernandes e Pedro Krupenski da organização não governamental para o desenvolvimento Oikos uma das três instituições portuguesas que integram a Social Watch são os autores do relatório sobre Portugal.

Em comunicado enviado ontem responsabilizam asmedidas de austeridade acordadas entre o Governo português e a troika composta porBancoCentral Europeu Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional por "retrocessos enormes".

"Podem antecipar se fortes impactos" das medidas de austeridade adoptadas emresposta à crise em Portugal resumem defendendo uma abordagem ao Orçamento do Estado e à reforma do Estado Social baseada nos direitos humanos Simultaneamente sustentam que a política pública de cooperação e desenvolvimento deve sair do âmbito governamental e passar a política de Estado deixando de estar sujeita a ciclos eleitorais ou económicos.